LUIS HENRIQUE ROSOLEN

Gestação, nascimento,  internações, diagnóstico, tratamento e evolução.

    Por: Luciane Rosolen

                                                                                             

"Minha gravidez não foi programada, mas aceitamos a idéia rapidamente, pois como já tinhamos 2 filhos (um casal) e com o Luis chegando, ele foi super bem vindo! 

Mas já na gravidez, tive algumas complicações logo no segundo mês, como um pequeno sangramento que foi tratado com todos os cuidados possíveis!  

Muito aguardado, o Lu nasceu a 1:30h do dia 12/04/2011, com 38 semanas, através do parto cesárea, com 3.350KG, 50 cm, apgar 9 / 9.

Felicidade!!! Aparentemente saudável, lindo e perfeito! Mas quando a enfermeira o trouxe para mamar, ele não conseguiu, pois teve um desconforto respiratório. Então, neste momento senti meu coração apertado, uma sensação estranha. Ele foi para a incubadora, ficou no oxigênio por 2 dias, e logo após teve Icterícia. Sendo assim, ele tomou banho de luz, conseguiu começar a mamar, e através de grande alivio, ele teve alta!

Em casa, ele era um bebê muito tranquilo durante os primeiros dias, e mesmo ganhando peso, eu sempre achei seu olhar distante. Até os nossos familiares e amigos comentavam, mas mesmo assim, não queríamos acreditar, já que o resultado do teste do pezinho (completo - 46 patologias), estava normal. Ao decorrer do primeiro mês, ele começou a ter alguns espasmos¹, que confundimos com o reflexo de moro². Não queríamos aceitar, já que os nossos outros dois filhos eram saudáveis...

Na primeira consulta com a pediatra, ela nos assegurou que estava tudo bem, afinal ele estava ganhando peso, e seu desenvolvimento estava ok!  

Mas no início do terceiro mês de vida do Luis, fizemos uma viagem de férias, e ao retornar, o Luis começou a ter refluxos, e além disso, para ser digno de muita preocupação, ele ainda não sustentava a cabeça. Mesmo relatando a pediatra sobre os refluxos, a sustentação da cabeça, o olhar perdido, ela ainda assim alegou ser normal a situação do meu filho. Somente quando citamos sobre os espamos, ela decidiu indicar um neurologista. E para minha maior aflição, naquele dia tive a certeza que nosso filho tinha alguma doença grave. Saí do consultório atordoada, chorando muito. Fiquei apavorada, afinal, o que estava acontencendo com o nosso bebê? Parecia um pesadelo!!! 

O médico neurologista fez a avaliação e também nos assegurou que estava tudo bem, porém pediu alguns exames: Ressonância, Tomografia e Eletroencefalograma (EEG). 

Porém, ao chegarmos em casa da consulta, o Luis teve seus primeiros abalos e tremores, e na mesma semana evoluiu para espasmos epiléticos. Então em 08/08/2011 aos 3 meses de vida, ele foi internado pela primeira vez para investigação...

Durantes estes 15 dias de internação, foram realizados vários exames sanguíneos, porém no EEG acusou atividade irritativa na região frontal e temporal, e o resultado da ressonância foi uma alteração na massa branca. Ele conseguiu obter alta depois de 4 meses, onde já estava com 7 meses de idade. Porém, os espasmos continuaram e ele estava sendo medicado com o fenobarbital e Rivotril.

 

Tratamentos e Terapias Especiais

 
 
NEUROLOGIA

Dr. Fernando Kok

Consultório:

Rua Barata Ribeiro 237 - cj. 43

11 3231-3626 / 11 3231-3626

 
 

FISIOTERAPIA

MÉTODO CME (Cuevas Medeck Exercise)

Método de terapia física infantil baseado em exercícios dinâmicos que estimulam o aparecimento de novas reações posturais antigravitacionais. O terapeuta oferece um suporte cada vez mais distal, fazendo com que a criança participe de forma cada vez mais ativa no exercício.

  • Maria Fernanda Basilio Gavini - (11) 99647-7232

  • Danielle Roux Graziani - (11) 99277-2683

www.clinicaclarear.com.br 

 

FONOAUDIOLOGIA

MÉTODO PADOVAN 

Abordagem terapêutica que recapitula as fases do neurodesenvolvimento usadas como estratégia para habilitar e reabilitar o sistema nervoso.

  • Beth Sbragia -  (11) 98433-9443

  • Marisa Carneiro -  (11) 97399-3512 

 

MÉTODOS ALTERNATIVOS

  • Musicoterapia 

  • Cromoterapia

  • Reiki

 

Junior Domingos - (11) 94536-2810  

 

Acessibilidade